Turismo - Descrição

Museu da Cidade - Centro Histórico.

Museu da Cidade - Centro Histórico.

Casarão 6

Localização: Pç. Coronel Pedro Osório, nº 6.
Horário de funcionamentoSegunda a Sexta das 8:00 às 18:00
Telefone para informações: (53) 3222 0222
Não é cobrada taxa para vistação.

Um pouco da história
Construção: 1879
Construída por José Izella Merotte. Seus primeiros moradores foram os Barões de São Luís, Sr. Leopoldo Antunes Maciel, sendo mais tarde passado para uma de suas descendentes, D. Othília Maciel, casada com o Sr. José Júlio Albuquerque Barros, que foi prefeito de Pelotas. É a casa central do maior conjunto arquitetônico neo-renascentista preservado na América Latina.


Construção no limite do terreno, situada no centro do quarteirão. Simétrica tanto na planta quanto em fachada, possui recuo ajardinado, que aliado a um pátio interno proporciona uma planta em forma de "H". Sua fachada de porão alto possui sacadas e uma varanda formada por um jogo de arcos e colunas, cujo acesso é feito por escadaria dupla. O coroamento da edificação, em platibanda mista, torna-se diferenciado no torreão central, onde este é feito com um frontão triangular, sendo que ambos sustentam belas estátuas.


Esta imponente edificação constitui a atual sede da Secretaria Municipal de Cultura e destaca-se pelos vários detalhes que apresenta ao longo de sua fachada.

Fonte: Pelotas Vip.