Turismo - Descrição

Charqueada São João - Casa das Sete Mulheres.

Charqueada São João - Casa das Sete Mulheres.

Localização: Nas margens do Arroio Pelotas - Estrada da Costa, 500. Possui acesso pelo interior da cidade através da Av. Domingos de Almeida.
Dias de funcionamento: Diariamente, incluindo Sábados, Domingos e Feriados, mas é preciso realizar agendamento.
Telefone para informações: (53) 228 2425

Atividades:
- Tour monitorado pela casa, área interna e externa (Duração: 45min.)
- Passeio de barco "Rota das Charqueadas" (Duração: 50min.)

Um pouco da história:
Construída em 1810, situada na margem direita do Arroio Pelotas, foi charqueada do ilustre português Antônio Gonçalves Chaves, autor do clássico "Memórias Ecônomo-Políticas sobre a Administração Pública do Brasil"(1817 a 22).

Em estilo colonial, residência térrea com pátio interno, formada a partir de ampliações sucessivas, que configura um grande retângulo. Foi mandada construir uma primeira residência com cozinha em anexo. Em uma segunda etapa, teriam sido construídas as alas leste e sul, desenhando uma espécie de C, com pátio de serviço aberto ao centro. Por último uma ampliação serviu para fechar o pátio central, através da construção de um depósito. Ainda tem resquícios do que foi a senzala e um jardim ornado de estátuas do Porto, fontes d'agua e figueiras centenárias. Nas paredes, estão expostos alguns objetos de uso nas charqueadas.

Auguste de Saint-Hilaire, célebre viajante e naturalista francês, descreveu o prédio como "dividido em grandes peças, que se comunicam, umas com as outras, e ao mesmo tempo, se abrem para fora", ou seja, "gênero de distribuição adotado em todo o Brasil". A fachada principal (norte e de costas para o arroio) apresenta sete aberturas, cunhais, soco, beiral com cimalha e pequena calçada.

Foi Cenário da serie " A Casa das Sete Mulheres ".

Fonte: Pelotas Vip.